segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exporta Fácil - Correios

Desde o início dos tempos que as civilizações procuram novos mercados para expandir seus negócios. Nos dias de hoje, com a alta competitividade entre as empresas, tem-se observado o surgimento de um grande número de micro empreendedores e e pequenas empresas se desenvolvendo e produzindo para as grandes empresas. A medida que essas micro e pequenas empresas crescem começam a enxergar a necessidade de abrir seus mercados. 
Com a proximidade dos grandes eventos como a COPA DAS CONFEDERAÇÕES, OLIMPÍADAS e COPA DO MUNDO, o nome do Brasil está em alta no exterior. Produtos nacionais que levam em suas "grifes" a bandeira do Brasil assumiram papel importante em todos os países do mundo. Assim, para expandir seus negócios e participar dessa onda de consumo dos produtos nacionais, os micro e pequenos empresários que desejarem exportar seus produtos podem agora contar com Exporta Fácil WEB. Agora é possível fazer a partir de seu computador, todos os procedimentos de postagem, inclusive realizar consultas de preços e prazos dos nossos serviços.


  • Tipo CE-01: 17,5 x 6,00 x 13,5
  • Tipo CE-02: 27,0 x 9,00 x 18,0
  • Tipo CE-03: 27,0 x 13,5 x 22,5
  • Tipo CE-04: 35,0 x 18,0 x 27,0
  • Tipo CE-05: 55,0 x 27,0 x 35,0
O microempresário também vai poder imprimir o formulário Exporta Fácil de sua remessa. O passo a passo é muito simples e conta com mecanismos interativos de apoio ao preenchimento. O microempresário terá acesso a informações exclusivas sobre o que pode ser exportado para cada país e as condições de aceitação dos serviços dos CORREIOS.
O formulário Exporta Fácil possui múltiplas finalidades. Ele é ao mesmo tempo informação de endereçamento, recibo de sua postagem, declaração para a Alfândega e conhecimento aéreo de embarque de carga (AWB), além de guia instrutivo para a emissão de DSE Eletrônica.
Os CORREIOS contam com recintos alfandegários da Receita Federal em suas instalações. Essa facilidade agiliza sobremaneira o trâmite aduaneiro das remessas postais. Você deve preencher as informações do formulário Exporta Fácil com exatidão, pois com base nelas faremos por você a digitação dos dados da exportação no sistema da DSE Eletrônica e, ao final, nós encaminharemos para você o certificado de exportação emitido pelo Siscomex.
Com o Exporta Fácil, você se preocupa exclusivamente com o seu produto. Nós cuidamos de fazê-lo chegar ao importador.
Como Usar?
O que é o Exporta Fácil?
O Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas (artesãos, agricultores, etc.) que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples.
Como o Exporta Fácil funciona?
Você contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino e os Correios cuidam por você do registro da operação no Sistema de Comércio Exterior - SISCOMEX da Receita Federal. Tudo sem custos adicionais ou burocracia. Quem exporta pelo Exporta Fácil não precisa obter antecipadamente o registro de Importador/Exportador, nem aguardar a emissão da Declaração Simplificada de Exportação.
Como usar o Exporta Fácil?
É simples. Basta seguir alguns passos:
1. Procure uma das nossas Agências. Os Correios estão em todo o Brasil, assim você pode exportar de qualquer cidade brasileira.
2. Preencha o formulário único de postagem do serviço (AWB). Ele é auto-explicativo. Mas se preferir, você pode fazer o preenchimento, com toda a comodidade, pela Internet e já apresentar o formulário pronto.
3. Faça a postagem na agência. Quem tem um contrato com os Correios, pode usar o serviço Disque Coleta (* 3003-0100 - Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades - sedes de DDD; * 0800 725 7282 - Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003).
A partir daí, nós seremos responsáveis pelo seu produto.
Outras características do Exporta Fácil:

  • Além de mercadorias, você também pode enviar amostras ou documentos. Os Correios dispõem de ótimas soluções para o envio de documentos, especialmente aqueles inerentes ao processo exportador.
  • Cada remessa pode ter valor máximo de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares) em mercadorias.
  • Cada pacote pode pesar até 30 quilos, conforme a modalidade de serviço escolhida.
  • Sua exportação já conta com um seguro automático gratuito, mas você pode contratar um seguro opcional quando sua mercadoria tiver valor agregado acima do seguro automático gratuito.
Clientes com contrato ganham prazo no pagamento da postagem.
Qual é o prazo de entrega do Exporta Fácil?
São cinco modalidades de serviço para você escolher conforme a urgência da sua exportação. Nossos prazos têm como referência as principais cidades do mundo e variam de acordo com a origem e o destino das remessas:

  • Sedex Mundi– prazo de entrega garantido: 1, 2, 3 ou 4 dias úteis;
  • Expressa (EMS) – prazo de entrega estimado: de 3 a 7 dias úteis;
  • Mercadoria Econômica – prazo de entrega estimado: de 14 a 30 dias úteis;
  • Leve Prioritária – prazo de entrega estimado: de 4 a 13 dias úteis;
  • Leve Econômica - prazo de entrega estimado: de 14 a 30 dias úteis;
Os prazos variam de acordo com a origem e o destino das remessas.
Para saber mais sobre os prazos, clique aqui.
 Com o Exporta Fácil WEB, enviar mercadorias para seus clientes ficou ainda mais fácil. Você pode fazer, a partir de seu computador, todos os procedimentos de postagem, inclusive realizar consultas de preços e prazos dos nossos serviços.
Você também vai poder imprimir o formulário Exporta Fácil de sua remessa. Nosso passo a passo é muito simples e conta com mecanismos interativos de apoio ao preenchimento. Você terá acesso a informações exclusivas sobre o que pode ser exportado para cada país e as condições de aceitação dos serviços dos CORREIOS.
O formulário Exporta Fácil possui múltiplas finalidades. Ele é ao mesmo tempo informação de endereçamento, recibo de sua postagem, declaração para a Alfândega e conhecimento aéreo de embarque de carga (AWB), além de guia instrutivo para a emissão de DSE Eletrônica.
Os CORREIOS contam com recintos alfandegários da Receita Federal em suas instalações. Essa facilidade agiliza sobremaneira o trâmite aduaneiro das remessas postais. Você deve preencher as informações do formulárioExporta Fácil com exatidão, pois com base nelas faremos por você a digitação dos dados da exportação no sistema da DSE Eletrônica e, ao final, nós encaminharemos para você o certificado de exportação emitido pelo Siscomex.
Com o Exporta Fácil, você se preocupa exclusivamente com o seu produto. Nós cuidamos de fazê-lo chegar ao importador.
Como Usar?
Além de mercadorias, você também pode enviar amostras ou documentos. Os Correios dispõem de ótimas soluções para o envio de documentos, especialmente aqueles inerentes ao processo exportador.
Cada remessa pode ter valor máximo de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares) em mercadorias.
Cada pacote pode pesar até 30 quilos, conforme a modalidade de serviço escolhida.
Sua exportação já conta com um seguro automático gratuito, mas você pode contratar um seguro opcional quando sua mercadoria tiver valor agregado acima do seguro automático gratuito.
Clientes com contrato ganham prazo no pagamento da postagem.

  • Sedex Mundi – prazo de entrega garantido: 1, 2, 3 ou 4 dias úteis;
  • Expressa (EMS) – prazo de entrega estimado: de 3 a 7 dias úteis;
  • Mercadoria Econômica – prazo de entrega estimado: de 14 a 30 dias úteis;
  • Leve Prioritária – prazo de entrega estimado: de 4 a 13 dias úteis;
  • Leve Econômica - prazo de entrega estimado: de 14 a 30 dias úteis;
Para saber mais sobre os prazos, clique aqui.
Definições Importantes:
Documento: Consideram-se documentos as mensagens, os textos, informações ou dados de natureza pessoal ou jurídica, sem valor comercial, gravados em papéis ou meio físico magnético, eletromagnético ou ótico, bem como revistas, jornais, livros e assemelhados.
Atenção!
Programas de computador (softwares) não são considerados documentos.
Mercadoria: Consideram-se mercadorias as amostras de mercadorias e as mercadorias de exportação destinadas à revenda.

  • Amostras de mercadorias: são os fragmentos ou partes de qualquer mercadoria, em quantidade estritamente necessária para dar a conhecer a sua natureza, espécie e qualidade.1
  • Mercadorias para Venda: são remessas compostas de bens destinados à operação de venda, para as quais é obrigatória a emissão da DSE – Declaração Simplificada de Exportação.
Proibições e Restrições Gerais
Esclarecemos que cada país de destino possui exigências especifícas para o envio de alguns objetos. Essas exigências são diferentes para cada país, pois, são determinações da alfândega de destino. Sugerimos uma consulta à alfândega do país de destino para conhecer possíveis condições de importação do país. Uma visita ao site da Organização Mundial de Aduanas pode ser um bom inicio pois nesse portal há links para aduanas de diversos países.
Os países enviam para os Correios uma lista com os objetos que possuem proibição ou restrição de entrada em seu território. Para saber sobre essas proibições e restrições, clique aqui.
Antes de enviar mercadorias utilizando os serviços dos CORREIOS, convém que você leia as seguintes diretrizes, já que a aviação civil internacional e a legislação postal proíbem o transporte de certas substâncias.

  • Os CORREIOS não transportam nenhuma substância classificada como perigosa pela IATA. Os exemplos citados na lista de Proibições Gerais não são exaustivos, sendo necessária a confirmação da aceitabilidade de quaisquer produtos que você tenha dúvidas.
  • Alguns destinos não aceitam objetos específicos que não estão listados aqui. Assim, convém prosseguir sua consulta às restrições específicas de cada país.
  • Além disso, nossos Clientes devem estar atentos às disposições legais emitidas pelos órgãos reguladores do comércio exterior brasileiro, que proíbem a saída do Brasil de certos tipos de mercadorias ou estabelecem restrições à exportação de outros.
Damos especial atenção às questões de segurança do que entregamos pelo mundo. Assim é necessário chamar sua atenção a certas restrições de produtos possíveis de ser entregues por nós. Alguns produtos não são aceitos por proibição do país de destino. Já outros são aceitos com restrições mediante a observação de certas regras estabelecidas por parte do país de destino.
Veja a seguir quais mercadorias não podem ser enviadas pelos CORREIOS. Mas antes de seguir adiante, tenha em mente essas quatro questões:
1. Sua mercadoria pode por em risco a segurança do destinatário?

Então, nós não podemos aceitá-la.
2. Sua mercadoria pode por em risco a segurança dos nossos 
empregados?

Então, nós não podemos aceitá-la.
3. Sua mercadoria pode causar danos à integridade de outras 
remessas postais?

Então, nós não podemos aceitá-la.
4. Sua mercadoria fere a legislação das empresas de transporte 
aéreo?

Então, nós não podemos aceitá-la.
LISTA DE PROIBIÇÕES GERAIS
LEMBRE-SE: A EMBALAGEM E O ACONDICIONAMENTO SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DA SUA EXPORTAÇÃO.
Embalagens
Os Correios oferecem embalagens próprias para o uso na remessa de objetos para o exterior. As embalagens são vendidas nas agências e se apresentam nas seguintes formas:
Caixas (feitas de papelão)
Medidas em comprimento x altura x largura. Unidade de medida: centímetros
Para as Modalidades Expressa e Econômica, todas as caixas acima citadas podem ser utilizadas. Já para a Linha Leve, as caixas admitidas são a Tipo CE-01, a Tipo CE-02 e a Tipo CE-03.
O serviço expresso SEDEX mundi dispõe de embalagens próprias. As embalagens disponíveis para o SEDEX Mundi são as Caixas Tipo 02 e Tipo 04 que são fornecidas gratuitamente.
Você também poderá usar suas próprias embalagens para acondicionar o conteúdo de sua remessa.
Os Correios não oferecem logística especial para objetos frágeis. Assim, convém enfatizar que a escolha da melhor embalagem e do melhor acondicionamento é de responsabilidade do remetente. A embalagem e o acondicionamento são imprescindíveis para resguardar o conteúdo, de modo a evitar avaria e danos de manuseio até a entrega final do objeto.
Os atendentes na agência não conferem o conteúdo da encomenda. Ela é, normalmente, postada fechada e o cliente responsabiliza-se pela adequação do conteúdo às normas postais. Portanto, os atendentes não têm como certificar que a qualidade da embalagem escolhida pelo cliente é a ideal.
Os clientes devem ter sempre em mente que sua escolha recaia sobre embalagens e materiais de acondicionamento que garantam tanto a integridade do conteúdo da remessa quanto à integridade de encomendas de terceiros e à segurança dos empregados do serviço postal.
Informamos que todas as encomendas internacionais estão sujeitas à fiscalização da autoridade aduaneira (Receita Federal) e, por isso, podem ser abertas. Se for o caso, depois de vistoriadas, são novamente lacradas pela própria aduana.
Para detalhes sobre preço das embalagens, favor acessar o site dos Correios e seguir a seqüência de links: "Preços e Tarifas", "Tarifas Nacionais", "Produtos Diversos", "Produtos em Consignação".
O que é o Exporta Fácil?
O Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas (artesãos, agricultores, etc.) que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples.
Como o Exporta Fácil funciona?
Você contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino e os Correios cuidam por você do registro da operação no Sistema de Comércio Exterior - SISCOMEX da Receita Federal. Tudo sem custos adicionais ou burocracia. Quem exporta pelo Exporta Fácil não precisa obter antecipadamente o registro de Importador/Exportador, nem aguardar a emissão da Declaração Simplificada de Exportação.
Como usar o Exporta Fácil?
É simples. Basta seguir alguns passos:
1. Procure uma das nossas Agências. Os Correios estão em todo o Brasil, assim você pode exportar de qualquer cidade brasileira.
2. Preencha o formulário único de postagem do serviço (AWB). Ele é auto-explicativo. Mas se preferir, você pode fazer o preenchimento, com toda a comodidade, pela Internet e já apresentar o formulário pronto
3. Faça a postagem na agência. Quem tem um contrato com os Correios, pode usar o serviço Disque Coleta (* 3003-0100 - Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades - sedes de DDD; * 0800 725 7282 - Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003)
A partir daí, nós seremos responsáveis pelo seu produto.
Outras características do Exporta Fácil:
Qual é o prazo de entrega do Exporta Fácil?
São cinco modalidades de serviço para você escolher conforme a urgência da sua exportação. Nossos prazos têm como referência as principais cidades do mundo e variam de acordo com a origem e o destino das remessas:
Os prazos variam de acordo com a origem e o destino das remessas.
Para saber mais sobre os prazos, clique aqui.
Documento: Consideram-se documentos as mensagens, os textos, informações ou dados de natureza pessoal ou jurídica, sem valor comercial, gravados em papéis ou meio físico magnético, eletromagnético ou ótico, bem como revistas, jornais, livros e assemelhados. 
Programas de computador (softwares) não são considerados documentos.
  • Mercadoria: Consideram-se mercadorias as amostras de mercadorias e as mercadorias de exportação destinadas à revenda.
  • Amostras de mercadorias: são os fragmentos ou partes de qualquer mercadoria, em quantidade estritamente necessária para dar a conhecer a sua natureza, espécie e qualidade.1
  • Mercadorias para Venda: são remessas compostas de bens destinados à operação de venda, para as quais é obrigatória a emissão da DSE – Declaração Simplificada de Exportação.
Esclarecemos que cada país de destino possui exigências especifícas para o envio de alguns objetos. Essas exigências são diferentes para cada país, pois, são determinações da alfândega de destino. Sugerimos uma consulta à alfândega do país de destino para conhecer possíveis condições de importação do país. Uma visita ao site da Organização Mundial de Aduanas pode ser um bom inicio pois nesse portal há links para aduanas de diversos países.
Os países enviam para os Correios uma lista com os objetos que possuem proibição ou restrição de entrada em seu território. Para saber sobre essas proibições e restrições, clique aqui.
Antes de enviar mercadorias utilizando os serviços dos CORREIOS, convém que você leia as seguintes diretrizes, já que a aviação civil internacional e a legislação postal proíbem o transporte de certas substâncias.
  • Os CORREIOS não transportam nenhuma substância classificada como perigosa pela IATA. Os exemplos citados na lista de Proibições Gerais não são exaustivos, sendo necessária a confirmação da aceitabilidade de quaisquer produtos que você tenha dúvidas.
  • Alguns destinos não aceitam objetos específicos que não estão listados aqui. Assim, convém prosseguir sua consulta às restrições específicas de cada país.
  • Além disso, nossos Clientes devem estar atentos às disposições legais emitidas pelos órgãos reguladores do comércio exterior brasileiro, que proíbem a saída do Brasil de certos tipos de mercadorias ou estabelecem restrições à exportação de outros.
Damos especial atenção às questões de segurança do que entregamos pelo mundo. Assim é necessário chamar sua atenção a certas restrições de produtos possíveis de ser entregues por nós. Alguns produtos não são aceitos por proibição do país de destino. Já outros são aceitos com restrições mediante a observação de certas regras estabelecidas por parte do país de destino.
Veja a seguir quais mercadorias não podem ser enviadas pelos CORREIOS. Mas antes de seguir adiante, tenha em mente essas quatro questões:
1. Sua mercadoria pode por em risco a segurança do destinatário?
Então, nós não podemos aceitá-la.
2. Sua mercadoria pode por em risco a segurança dos nossos empregados?
Então, nós não podemos aceitá-la.
3. Sua mercadoria pode causar danos à integridade de outras remessas postais?
Então, nós não podemos aceitá-la.
4. Sua mercadoria fere a legislação das empresas de transporte aéreo? 
Então, nós não podemos aceitá-la. 
As definições e exemplos citados nesta Lista de Proibições Gerais não são exaustivos. Convém prosseguir sua consulta às restrições específicas de cada país.
EMBALAGEM E O ACONDICIONAMENTO SÃO TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELO SUCESSO DA SUA EXPORTAÇÃO.
Os Correios oferecem embalagens próprias para o uso na remessa de objetos para o exterior. As embalagens são vendidas nas agências e se apresentam nas seguintes formas:
Medidas em comprimento (cm) x altura (cm) x largura (cm):
  • Tipo CE-01: 17,5 x 6,00 x 13,5
  • Tipo CE-02: 27,0 x 9,00 x 18,0
  • Tipo CE-03: 27,0 x 13,5 x 22,5
  • Tipo CE-04: 35,0 x 18,0 x 27,0
  • Tipo CE-05: 55,0 x 27,0 x 35,0
Para as Modalidades Expressa e Econômica, todas as caixas acima citadas podem ser utilizadas. Já para a Linha Leve, as caixas admitidas são a Tipo CE-01, a Tipo CE-02 e a Tipo CE-03.
O serviço expresso SEDEX mundi dispõe de embalagens próprias. As embalagens disponíveis para o SEDEX Mundi são as Caixas Tipo 02 e Tipo 04 que são fornecidas gratuitamente.
Você também poderá usar suas próprias embalagens para acondicionar o conteúdo de sua remessa.
Os Correios não oferecem logística especial para objetos frágeis. Assim, convém enfatizar que a escolha da melhor embalagem e do melhor acondicionamento é de responsabilidade do remetente. A embalagem e o acondicionamento são imprescindíveis para resguardar o conteúdo, de modo a evitar avaria e danos de manuseio até a entrega final do objeto.
Os atendentes na agência não conferem o conteúdo da encomenda. Ela é, normalmente, postada fechada e o cliente responsabiliza-se pela adequação do conteúdo às normas postais. Portanto, os atendentes não têm como certificar que a qualidade da embalagem escolhida pelo cliente é a ideal.
Os clientes devem ter sempre em mente que sua escolha recaia sobre embalagens e materiais de acondicionamento que garantam tanto a integridade do conteúdo da remessa quanto à integridade de encomendas de terceiros e à segurança dos empregados do serviço postal.
Informamos que todas as encomendas internacionais estão sujeitas à fiscalização da autoridade aduaneira (Receita Federal) e, por isso, podem ser abertas. Se for o caso, depois de vistoriadas, são novamente lacradas pela própria aduana.
Para detalhes sobre preço das embalagens, favor acessar o site dos Correios e seguir a seqüência de links: "Preços e Tarifas", "Tarifas Nacionais", "Produtos Diversos", "Produtos em Consignação".
______________________________
1 Conforme normatizado pela Secretaria da Receita Federal, mercadorias sem registro de exportação são classificados como "Presentes e Amostras até USD 1.000,00"; mercadorias com registro de exportação são classificados como "Mercadorias para Venda, Presentes e Amostras acima de USD 1.000,00".

Nenhum comentário: